quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tango Perfume de Mulher


Sabe... vou contar um segredo para vocês, eu tinha uma bronca danada com o filme "Perfume Mulher". É, esse mesmo que você está pensando, com o Al Pacino.

Eu achava um saco quando alguém, nos shows e apresentações de tango, pedia: "toca Perfume de Mulher!".
Affe!!! Seria o correspondente pra "toca Raul!", ou seja, não é nem engraçado...

Primeiro, pensava eu, esse tango nem existe! O tango, que ficou tão famoso por causa do filme, na verdade chama Por Una Cabeza.


Segundo, que, ok, esse tango é um clássico, mas se vamos tocar um clássico, porque não La Cumparsita ou El Choclo, que, na minha humilde opinião, são os tangos mais famosos do mundo?
Sabe aquele desenho animado que você viu na infância, com um rato, um gato ou um coelho dançando tango? Então, com certeza era uma dessas duas músicas e não Por Una Cabeza...

A verdade é que os nomes talvez sejam difíceis de lembrar e ninguém quer passar vergonha gritando uma palavra em espanhol errada no meio de um show, né? hehehe

Acontece com muitas músicas conhecidas, se tocarmos um trecho todos reconhecerão, mas não sabemos seu nome, seu compositor, seus intérpretes. Por um lado, isso é um pouco triste, é bacana pesquisar, procurar saber, mas também não se culpe por não ser uma enciclopédia ambulante de música, pra isso existe acervo, arquivo e a internet. As pessoas não precisam reter um milhão de informações, elas elaboraram durante anos sistemas de armazenamento de informação para que elas possam ser apenas criativas e felizes.

Bom, mas meu preconceito com o filme só passou quando fui convidada a debater esse filme em um dos locais onde trabalho, o CEDPES. Vi o filme diversas vezes, fiz pesquisas e anotações e descobri muitas coisas interessantes.

É um filme realmente emocionante, não é à toa que marca as pessoas (se você não assistiu ainda, corre lá!), tocam diversos tangos durante o filme, uns cinco ou seis, mas todo mundo só lembra do da cena da dança. Até na cena do carro, que é outra cena que as pessoas costumam se lembrar, toca um tango. A trilha sonora geral do filme é bem bonita.

Como referência técnica coreográfica, a cena da dança não ajuda de maneira nenhuma, mas, se você assistir o filme, vai entender que é óbvio! Não é um casal profissional dançando, é um senhor idoso cego dançando com uma moça que nunca dançou na vida, se fosse uma coreografia excelente tecnicamente seria uma incoerência do diretor. Não é uma dança para se aprender a dançar, não é uma dança para se espelhar tecnicamente, é uma dança que trata de questões subjetivas e é por isso que marca.

Acredito que seja uma das melhores interpretações do Al Pacino.

Quando debati o filme, fiz duas postagens aqui no blog, uma divulgando a exibição e outra com materiais complementares à discussão que fizemos após o filme.

Você pode ver essas postagens aqui:




Essa postagem já está ficando mais longa do que eu tinha imaginado inicialmente, mas é que esse desabafo todo é fundamental para entender porque o real motivo dessa postagem é tão importante!

Em uma das minhas "pesquisanças" pela internet, estava atrás de partituras de tango quando descubro QUE EXISTE UM TANGO CHAMADO PERFUME DE MULHER!!!!  (Toma essa!)
Sim! E é beeem diferente do Por Una cabeza.
Agora o cuidado com a gaffe é dobrado ein pessoal! Vão pedir um tango no show e os músicos vão tocar outro! Hahaha!

Em primeira mão, ouça o tão pedido tango Perfume de Mulher:




Perfume de Mujer é um tango de 1927, a música de é Juan José Guichandut e a letra é de Armando Tagini.

Por Una Cabeza é um tango de 1935, a música é de Carlos Gardel e a letra é de Alfredo Le Pera.


Scent of a Women é um filme de 1992, a versão de Por Una Cabeza do filme é do grupo The Tango Project, que a fez especialmente para a trilha.

Não sei vocês, mas eu adoro saber sobre a história das coisas. :)