terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Filme Shall We Dansu - Material complementar.


Neste mês, no CINEPES (Cine para Promoção do Envelhecimento Saudável), estarei coordenando a exibição, seguida de bate-papo, do longa metragem japonês "Dança Comigo" (Shall We Dansu, 1996), e contarei com a participação dos residentes de Geriatria do HC (FMUSP) na mediação do bate-papo.

O evento é gratuito e, embora tenha como público-alvo idosos e profissionais que trabalhem com esse público, não há restrição de idade para a participação.


A exibição ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2013, quarta-feira, às 14:00 horas, no auditório do CEAF, R. Japuanga, 235. (Praça Waldir Azevedo). Próximo à Rua Cerro Corá, altura do número 1200. Vila Romana. São Paulo.

Como prometido, postarei aqui alguns materiais complementares à apreciação do filme, como fotos, vídeos, informações e curiosidades sobre o longa.



Sinopse:

Shall We Dansu é um filme japonês, de 1996, dirigido por Masayuki Suo, que conta a história de Shohei Sugiyama, um homem bem sucedido, que trabalha como contador em uma empresa, casado e com uma filha, que acaba de comprar sua casa. Shohei trabalha para pagar as prestações de sua casa e tudo deveria estar em ordem, porém, ele sente algo, uma tristeza ou um vazio que não tem motivo. Um dia, Shohei voltando do serviço para casa de metrô, vê uma bela jovem na janela de um prédio. Ela também parece triste e sua figura desperta a curiosidade de Shohei, que toma coragem de ir ao seu encontro, o que o leva à um caminho inesperado. Porém, toda decisão tem suas consequências, sejam elas boas ou ruins e a atitude de Shohei vai desencadeando uma série de eventos relacionados às pessoas com quem convive e situações que presencia.

Embora Shohei seja o protagonista dessa história, os personagens com quem ele vai interagindo durante o filme não são menos expressivos e nos apresentam uma série de personalidades que bem poderiam ser eu ou você ou alguém do seu lado. Pessoas reais, tímidas, com orçamento apertado, frustradas, mas com algo em comum, buscam na dança alguma alegria para suas vidas.

Shall We Dansu é diferente dos filmes holywoodianos de dança comuns, que possuem enredo fraquinho que permeia cenas virtuosísticas e às vezes até acrobáticas de dança, ele faz uma crítica aos costumes, à repressão social do japão e reflete sobre conceitos contundentes da dança de salão.

Embora seja um filme profundo, não é denso, pelo contrário, é um filme super leve, pois além de mostrar belas cenas de dança, sutis, delicadas, sem "malabarismos", leva ao pé da letra o ditado "Ridendo Castigat Mores" (com o riso se castigam os costumes), pois as personagens do filme, oprimidas em seus cotidianos, acabam por extravasar suas emoções na dança, criando situações muito engraçadas. Vale a pena assistir do início ao fim.


Algumas fotos do filme:
(clique sobre a foto para vê-la em tamanho maior)


Capa do DVD do filme distribuído no Japão

Capa do DVD do filme distribuído nos EUA

Shohei entediado no metrô


Shohei vê Mai pela janela

Shohei pede informações na secretaria da escola de dança

Shohei começa a fazer aulas de dança 
(nenhuma começo é fácil! rsrsrs)  

Companheiros de turma de Shohei


Professora Tamako arrumada para o baile

Professora Mai com um dos poucos sorrisos que ela dá no filme
(assista e saiba porquê!)

Mai conta para Shohei seu segredo


Tomio, colega de trabalho de Shohei e sua parceira de dança

Tomio, colega de trabalho de Shohei e sua parceira de dança


Mai começa a treinar Shohei para a competição de dança

Tomio e Shohei treinando passos de dança no banheiro da empresa onde trabalham

Tomio e sua parceira, Toyoko, durante a competição de dança


Mai treinando Shohei para a competição de dança

Shohei e Toyoko durante a competição de dança


Shohei e Toyoko durante a competição de dança  


Em uma das cenas do filme, a professora Tamako conta à Shohei que começou a dançar por causa de um filme que assistiu quando menina, esse filme existe de verdade, chama-se "O Rei e Eu" (The King and I, 1956), um musical, inspirado em uma peça da Broadway, dirigido por Walter Lang, com Deborah Kerr e Yul Brynner como os artistas principais. A cena à que a professora se refere é a que a professora inglesa ensina o rei do Sião à dançar valsa, essa cena e é embalada pela música Shall We Dance, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein, que é o que dá o nome ao filme japonês.

Aqui está uma foto dessa cena de "O Rei e Eu" (clique sobre a foto para vê-la em tamanho maior):


Tentei encontrar em vídeo essa cena, que é muito bonita, mas não consegui a cena original do filme, apenas esse trecho da animação feita sobre o filme, que já dá pra ter uma idéia, quem puder, assista o filme original:




Aqui tem também um video engraçado com erros de gravação e cenas que foram cortadas do filme Shall We Dansu: