terça-feira, 27 de novembro de 2012

Primeiro disco de tango foi gravado no Brasil!




"El Chamuyo", de Francisco Canaro, o primeiro tango a ser registrado em uma matriz para discos na América Latina, foi gravado na casa A Electrica, em Porto Alegre, Brasil, entre 1914 e 1915.


Escute no link abaixo a gravação original de "El Chamuyo":





Grupo que realizou a gravação pioneira: Emilio Marchiano (violino), Luis Teisseire (flauta), Francisco Canaro (violino), Leopoldo Thompson (violão) e Pedro Polito (bandoneon). Ao centro, os irmãos Leonetti, donos da gravadora.



 Como eram feitas as gravações na época da A Electrica.





Partitura de "El Chamuyo" para piano.

Pode se ver uma "piadinha" na ilustração da capa, Chamuyo é uma palavra do Lunfardo (gíria tangueira) que significa tentar convencer alguém através de mentiras e/ou palavras carinhosas, contar vantagem, aumentar ou inventar fatos. Para nós seria como uma "cantada" ou um "xaveco". :D



Recorte de O Estado de São Paulo (28/08/1980)



Recorte de Jornal da Tarde (28/08/1980)



*Dica: clique sobre as imagens da postagem para visualizá-las no tamanho original!
;)


Referências:

- Primeira imagem: capa do livro "A Eléctrica" de Hardy Vedana.

- Duas fotos antigas: extraídas do Blog Sul 21. 

- Partitura: encontrada em Museu Carlos Gardel, acervo digital do Ministério da Cultura de Buenos Aires. http://www.acceder.gob.ar/es/td:Partituras.30/cd:Museo_Carlos_Gardel.68/1648564

Recortes de jornal: encontrados no acervo físico da Hemeroteca da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo (CCSP).