quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tango na rua no Rio de Janeiro!



No último domingo, a comunidade tangueira carioca realizou um evento inédito: a Caminhada do Tango. No intuito de atrair público novo para os bailes de tango, casais percorreram um trecho da Av. Atlântica, no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, dançando tango, mostrando à população que o tango não é somente acrobático como divulgado nas mídias.


Ao ser entrevistada, Nilce Oliveira, uma das organizadoras da caminhada, declarou: “Chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas conhece o tango através de shows e exibições (o tango cenário), o que faz com que se sintam intimidados por pensar que a dança requer determinado tipo físico e habilidades atléticas”.

Elza Moreira, outra organizadora entrevistada, explicou: “Como não podemos levar o grande público às milongas para conhecer a modalidade ‘salón’ do tango, resolvemos levar a milonga ao grande público."

Foram convocados todos os dançarinos de tango de todos os níveis, idades e tipos físicos, para o baile ao ar livre, onde, em vez de se deslocarem na ronda tradicional (sentido anti-horário), os casais moveram-se linearmente pela Av. Atlântica, do Posto 6 até o Copacabana Palace.

A organização do evento não pertenceu a nenhuma escola, por isso foram convidados todos os profissionais, professores e escolas, para que divulgassem o evento e participassem junto de seus alunos que, segundo Elza, são seu melhor cartão de visitas. A participação no evento poderia ainda ser aproveitada para divulgação de contatos entre os expectadores, potenciais futuros alunos, finaliza Elza.

O movimento disponibilizou um blog com informações sobre o evento: www.caminhadadotango.blogspot.com


A Caminhada do Tango ocorreu em 29 de julho de 2012. A concentração teve início uma hora mais cedo, às 15h, em frente ao cruzamento da Av. Atlântica com a R. Francisco Otaviano (Forte de Copacabana). O "baile itinerante" teve duração de duas horas, com conclusão às 18h.

Seguindo as recomendações de Elza Moreira, do site Momentos de Tango, os participantes usaram roupas informais, facilitando a identificação do público com os dançarinos.
Uma aparelhagem de som seguiu os dançarinos ao longo da avenida, garantindo a música para a performance.