quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Espetáculo de Dança!


O Espetáculo de Dança Contemporânea, "EntreTantoS", é resultado de um trabalho de pesquisa, criação e produção cênicas, que os alunos do último ano do Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi realizaram em 2008.
O Curso de Dança da Anhembi, atualmente, é o único na cidade de São Paulo, algo incrível de se acreditar, por esta ser uma das maiores cidades do país. O curso superior de dança já existe no Brasil há 50 anos (o pioneiro foi o Estado da Bahia), mais antigo que o curso de Educação Física e que vários cursos modernos, como os ligados à informática, porém ainda é desconhecido por 90% da população.

Quais seriam as causas disso? Aposto no equívoco comumente cometido de se achar que a Arte não é uma profissão séria e digna de estudo e respeito pelas outras áreas do conhecimento humano. E vou mais além, não só a Arte, mas Arte da Dança é menosprezada dentre as outras artes. Chegamos ao absurdo de uma escola preferir contratar um profissional formado em Artes Plásticas para ensinar todas as outras (música, teatro, dança,...).

Apesar de todo o cenário ser desfavorável, do desconhecimento da população, do preconceito com a área e de as faculdade particulares geralmente serem associadas a serviços mal prestados, o Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi vem recebendo há vários anos a avalição de 4 estrelas no Guia do Estudante (manual que avalia anualmente as universidades de São Paulo) e posso afirmar com certeza que poucos são os cursos, inclusive dentro da própria Anhembi, que recebem esta titulação tão alta.

Essa tradição em qualidade se deve muito ao rigor da Coordenção e do Corpo Docente do Curso de Dança, mas também ao esforço e dedicação do Corpo Discente. Venham Prestigiar mais uma apresentação de fim de curso dos alunos que se formam este ano.

EntreTantos foi o nome escolhido pela turma e pela professora orientadora Lu Favoreto para o trabalho que será apresentado na segunda semana de Novembro. Com 27 integrantes, todos puderam sentir na pele as dificuldades e lidar com tanto desejos e este nome sugere exatamente isso, convivência entre muitas pessoas gera conflitos.

O Tema central do trabalho é Mudança/Transformação, nos seus mais variados sentidos e contextos. Como uma luva se encaixou o texto "A pipoca" do brilhante Rubem Alves, que foi usado pelo grupo como tema poético inspirador e que permeia o espetáculo dando ligação aos acontecimentos e arrepiando o público.

Neste texto, Rubem Alves utiliza a metáfora da transformação do milho duro em pipoca macia e apetitosa.

Fora isso, durante o trabalho é identificável a história de vida dos interprétes que fica inscrita no corpo e no movimento. Sentimentos, sensações, amplitude de movimento e estilos de dança se unem para dar corpo à voz dançada, cantada, falada, tocada e sentida dos jovens artistas.

Venha prestigiar este trabalho artístico.

Entretantos

"Nunca pensei que chegaria um dia em que a pipoca me faria sonhar..." (Rubem Alves)

Espetáculo de Dança Contemporânea, produto do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos formandos do Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi.

Apresentações gratuitas (retirar senha com uma hora de antecedência).

Dias 12, 13, 14, 15 e 16 de Novembro de 2008.
Quarta à Sábado às 21:00h, Domingo às 19:00h.
Teatro Anhembi Morumbi - R. Dr. Almeida Lima, 993 (Metrô Bresser).