quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A idade certa para dançar:

[Editado: Leia a segunda parte dessa postagem aqui]

Um tema que ainda gera muita polêmica, é se há idade certa para se dançar.

Algumas pessoas até gostariam de frequentar aulas ou locais onde se dança, mas desistem por acreditarem ser velhas demais, gordas demais,

Você pode arranjar a desculpa que quiser, alto, baixo, careca, pé torto, dois pés esquerdos (para os canhotos deve ser uma maravilha!), mas a verdade é que NÃO HÁ NENHUMA RAZÃO FÍSICA QUE IMPEÇA ALGUÉM DE DANÇAR.

Existem milhares de técnicas e estilos de dança no mundo inteiro, com certeza um se encaixa no seu perfil.

Não importa a sua idade, a sua aparência, a sua facilidade ou dificuldade em aprender, o que impede alguém de dançar é simplesmente não gostar ou um preconceito.

Quando alguém lhe diz a palavra DANÇA, qual a primeira imagem que vem a sua cabeça?

Essa é a primeira impressão que você tem sobre a dança, mas, acredite, ela é muito mais do que isso!

Geralmente é a imagem de uma moça jovem, vestida de tule nas pontas dos pés.





Cada dança carrega consigo uma imagem ideal de corpo, que está relacionada à época, lugar, condição econômica, política e social de onde foi criada. Com o balé clássico não poderia ser diferente.

O Balé tem um tipo físico ideal, assim como o nosso samba de carnaval também tem, não há nenhuma velhinha, ou gordo careca de biquini na passarela do sambódromo. Soa até engraçado! Mas isso é uma opção estética. Um companhia de dança tem todo o direito de escolher como serão os bailarinos que participarão de seus espetáculos, assim como a Escola de Samba tem todo o direito de escolher como será a madrinha da bateria, mas isso não significa que só mulatas jovens possam sambar.
Se você tem algum problema de saúde que dificulte a sua mobilidade, precisa ter cautela e não forçar seu corpo além de seus limites. Todos temos limites é muito importante conhecê-los.

Muitas escolas de dança já possuem turmas especiais para crianças, jovens, adultos e idosos, se a sua não tem, peça para ter.
Algumas escolas e espaços especiais, como o Clube dos paraplégicos de São Paulo e a PUC, oferecem aulas de dança para o público com alguma deficiência, seja física, como visual, auditiva, paraplegia; mental ou psicológica, como autismo, síndrome de down, etc.
O artista da dança Alito Alessi (E.U.A.) trabalha com deficientes no exterior a muitos anos, possui inclusive uma cia de dança com seus alunos que demonstram interesse na dança para palco.
Voltando a questão das idades, como podem ver, não há, realmente, nenhum impedimento físico para se dançar, e sim a escolha da técnica ou estilo de dança certo e o respeito aos seus limites corporais.
Em algum momento você vai ouvir, "nossa escola só aceita crianças com mais de 5 anos". A verdade é que para crianças muito pequenas não se deve ensinar uma dança codificada (como balé, jazz, danças de salão, sapateado, ...) pois ela nem desenvolveu o corpo a ponto de descobrir todas as próprias possibilidades de movimento. Para crianças muito pequenas, o indicado é uma aula de dança para crianças, baseada em técnicas da dança contemporânea, Laban (dança criativa) adaptadas a faixa etária.
Muitos professores não sabem o mal que estão fazendo aos corpos das crianças por tentarem, tão novas, obrigá-las a seguir determinado movimento fechado e codificado.
Prefira deixar seu filho brincando no parquinho que obrigá-lo a dançar se ele nem andar direito sabe! (rsrsrs)
Se na escola de dança perto da sua casa, não aceitam adultos, ou idosos, peça se montar uma turma, se negarem mesmo assim, mude de escola.
Turmas mistas são algo muito complicado, numa mesma aula haver um aluno de 6 anos um de 10 e um de 15, são períodos de desenvolvimento motor e psicológico muito diferentes. Por isso, é compreensível que um professor não aceite um idoso em uma turma de adolescentes.
Não há idade certa para se dançar, se você já dança, não pare nunca, se não começou, a hora certa é agora!








terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Apresentação:


Olá,

Eu sou Cleo Beolchi, para mim a Dança é uma área do conhecimento humano muito interessante, é uma arte, um prazer, meu estudo e meu ofício.

Este será um espaço dedicado a divulgação de espetáculos, apresentações, eventos, oficinas, cursos e aulas de danças em geral, além de curiosidades e informações importantes sobre corpo, estética, arte e outros assuntos relacionados à prática e ensino de dança, seja no palco ou fora dele.

Se algum destes assunto interessa a você, fique a vontade para conhecer e compartilhar conhecimento.

Sejam Benvindos ao meu Blog!